A demência1 LATE é uma encefalopatia2 neurodegenerativa relacionada ao envelhecimento avançado, caracterizada pelo acúmulo patológico da proteína TDP-43 em regiões límbicas do cérebro3. Afeta principalmente pessoas com mais de 80 anos e frequentemente se manifesta com um quadro clínico semelhante ao da doença de Alzheimer4. Seu diagnóstico5 em vida é clínico e de exclusão, já que a confirmação definitiva é neuropatológica. O tratamento é sintomático6 e multidisciplinar, com foco na qualidade de vida do paciente e de seus cuidadores.
[Mais...]
1 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
2 Encefalopatia: Qualquer patologia do encéfalo. O encéfalo é um conjunto que engloba o tronco cerebral, o cerebelo e o cérebro.
3 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
4 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
6 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.