AbcMed
A anemia1 fetal é reconhecida há muitos anos como uma complicação perigosa da gravidez2 e uma importante causa de adoecimento do feto3. Corresponde a um nível de hemácias4 na circulação5 fetal abaixo do normal esperado (hematócrito6
[Mais...]
A palavra "Cronos" refere-se ao titã da mitologia grega associado ao tempo. O termo "cronotipo" refere-se ao padrão de ritmo circadiano1 específico de cada pessoa, ou seja, o horário do dia em que ela está mais alerta e ativa, em comparação com períodos em que está mais propensa a sentir sonolência ou cansaço. Segundo o Instituto Internacional de Melatonina, ligado à Universidade de Granada, na Espanha, cronotipo é a predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia.
[Mais...]
O termo "bloqueio neuromuscular" refere-se à interrupção ou diminuição da transmissão dos sinais1 nervosos entre os nervos motores e os músculos2 esqueléticos correspondentes. Isso pode ser alcançado através do uso de substâncias chamadas bloqueadores neuromusculares, que são drogas que causam paralisia3 nos músculos2 esqueléticos através do bloqueio da transmissão química de impulsos na junção neuromuscular4.
[Mais...]
Os traços de personalidade são condições mentais duradouras que determinam a maneira como uma pessoa pensa, sente, age e se relaciona com os outros. Fala-se em transtornos quando esses traços se tornam tão pronunciados, rígidos e mal adaptativos que prejudicam o trabalho e/ou o funcionamento interpessoal. Essas mal adaptações sociais costumam causar sofrimentos significativos às pessoas que as têm e àquelas à sua volta.
[Mais...]
O processo de higienização de materiais nas unidades de saúde1 tem como principal objetivo evitar a transmissão de agentes patógenos (sejam germes ou resíduos de material imunológico) do ambiente e das demais pessoas para o paciente, ou de um paciente para outro.
[Mais...]
A espermatogênese é o processo contínuo de produção de espermatozoides1 nos testículos2 masculinos, envolvendo mitose, meiose e diferenciação celular, resultando na formação de células3 reprodutivas maduras capazes de fertilizar um óvulo4. Ao final desse processo, temos um espermatozoide5 com características típicas (cabeça6, colo7 e cauda), agora pronto para realizar o processo de fecundação8.
[Mais...]
Muitas pessoas não conseguem distinguir com precisão o que são doenças congênitas1, genéticas e hereditárias, até porque esses termos não são inteiramente excludentes e muitas vezes se superpõem. Eles são, na verdade, termos aparentados, mas que descrevem realidades bastante diferentes. É importante notar que essas doenças são formas diferentes de adoecer e não descrevem graus de gravidade das enfermidades.
[Mais...]
A doença de McArdle, também conhecida como glicogenose tipo V, é uma miopatia1 genética rara que afeta o metabolismo2 do glicogênio3. As glicogenoses são doenças hereditárias que afetam o processamento do glicogênio3 tanto no fígado4 como nos músculos5. O glicogênio3 é a forma de armazenamento de glicose6, que é a principal fonte de energia para as células7, e é o responsável por manter a concentração normal de glicose6 nos estados de jejum. Estima-se que a doença afete uma em cada 100.000 pessoas.
[Mais...]
Além do papel fisiológico1, os cabelos assumem diversos outros sentidos na existência pessoal. O simbolismo dos cabelos pode variar de cultura para cultura e ao longo da história, indo desde aspectos religiosos e mitológicos a cortes e arranjos bizarros, quase sempre visando efeitos midiáticos. Seja por que motivo for, os cabelos têm sido frequentemente associados a diversos significados simbólicos, como proteção, identidade, status social, beleza, poder e até espiritualidade.
[Mais...]
O termo arquétipo, num sentido geral, significa algo que é primitivo ou ideal, algo original que serve de modelo. Nesse sentido, indica um exemplar ou protótipo que serve de base para estudos comparativos. É também uma estrutura fundamental ou tipo ancestral hipotético do qual se supõe que outras formas derivaram, e que, em geral, carece de características especializadas. O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung usou o termo arquétipo num sentido psicológico mais específico, aplicado à psicologia.
[Mais...]
Mostrar: 10 61 a 70 (Total: 2857)
|