AbcMed
A derivação ventriculoperitoneal (DVP) é um procedimento neurocirúrgico utilizado para tratar o acúmulo anormal de líquido cefalorraquidiano1 no cérebro2, o que causa um aumento da pressão liquórica. Ela é um dispositivo de drenagem3 valvular unidirecional, normalmente implantado em pacientes com hidrocefalia4. O objetivo principal da DVP é desviar o excesso de líquido cefalorraquidiano1 do cérebro2 para outras cavidades do corpo, geralmente o abdômen, onde é reabsorvido pelo organismo.
[Mais...]
A alergia1 ocular, também conhecida como conjuntivite2 alérgica, é uma condição na qual a membrana conjuntiva3 dos olhos4 fica inflamada devido a uma reação alérgica5. A alergia1 ocular é uma forma não contagiosa6 de conjuntivite2, ao contrário da conjuntivite2 infecciosa, que é altamente contagiosa6, mas resulta em extremo desconforto para o paciente.
[Mais...]
O discurso circunstancial é também chamado, por vezes, de circunstancialidade, mas esse termo pode ter diferentes significados dependendo do contexto em que é usado. No âmbito da Psicologia e da Psiquiatria, circunstancialidade ou discurso circunstancial refere-se a um padrão de pensamento e fala em que a pessoa fornece uma quantidade excessiva de detalhes que têm pouca ou nenhuma relação com o tema em causa, tornando difícil para os outros discernir quais informações são importantes.
[Mais...]
O parto normal é um processo natural complexo que pode envolver várias mudanças no corpo da mulher para permitir a passagem do bebê pelo canal do parto. Algumas mulheres passam por ele sem experimentar nenhum tipo de lesão1, outras sofrem lesões2 sem gravidade, e algumas outras podem sofrer lesões2 que demandam atenção, tais como lacerações perineais, episiotomia3, hematoma4, prolapso5 uterino, dentre outras.
[Mais...]
A fuga de ideias refere-se a um transtorno da velocidade do pensamento que, além de acelerado, torna-se desorganizado. Um pensamento acelerado e veloz, não desarticulado nem bizarro, que salta rapidamente de um tópico1 para outro, estando cada tópico1 mais ou menos obviamente relacionado com o precedente ou com estímulos ambientais fortuitos, ainda pode ser considerado normal. Durante a fuga de ideias, uma pessoa pode expressar seus pensamentos de maneira rápida, ininterrupta, iniciando um novo assunto antes que o anterior tenha sido concluído, tornando o seu discurso pouco ou nada inteligível.
[Mais...]
As psicoterapias são técnicas de tratamento de problemas psicológicos que visam ajudar as pessoas a lidar com questões emocionais, comportamentais, cognitivas e interpessoais, removendo ou modificando sintomas1 e corrigindo padrões disfuncionais2 de relacionamentos. Para alcançar esses objetivos, o terapeuta vale-se da palavra, na maioria das vezes, e estabelece um diálogo com o paciente (cura pela fala), mas pode se valer também de expressão corporal, sonhos acordados dirigidos, representações teatrais, etc. Contudo, o verdadeiro diálogo terapêutico não deve ser um simples bate-papo, ainda que reconfortante; ele tem de obedecer a princípios que envolvem uma técnica rigorosa.
[Mais...]
De uma maneira muito amplificada, o termo neurose se refere a doença dos nervos. Historicamente, ele foi utilizado na psicologia para descrever uma categoria ampla de transtornos mentais caracterizados por sintomas1 emocionais e comportamentais, sem uma perda significativa do contato com a realidade. Já as psicoses são um grupo de transtornos mentais graves que afetam significativamente a maneira como uma pessoa pensa, sente e percebe a realidade. Indivíduos que sofrem de psicose2 podem perder o contato com a realidade, o que significa que suas experiências podem ser distorcidas ou desconectadas do que é verdadeiro.
[Mais...]
"Pilosidade" é um termo que se refere à presença e densidade de pelos ou cabelos em uma determinada área do corpo. Pode ser utilizado para descrever a quantidade, tipo e distribuição dos pelos em diferentes regiões.
[Mais...]
A expressão "a função faz o órgão" é uma síntese de um conceito da teoria fisiológica1, que sugere que a estrutura de um órgão está intimamente relacionada com a sua função. Em outras palavras, as características físicas e anatômicas de um órgão são moldadas pela função específica que ele deve executar no organismo. Num outro sentido, a expressão pode também significar que o exercício de uma função quase sempre leva a um maior desenvolvimento do órgão correspondente.
[Mais...]
A microtia é uma condição congênita1 (malformação2) em que a orelha3 não se desenvolve completamente durante o primeiro trimestre da gestação, resultando em um pavilhão auricular pequeno ou inexistente. Isso resulta em uma orelha3 deformada, que pode variar em gravidade, desde uma pequena abertura até sua completa ausência. Em cerca de 90% dos casos, apenas um lado é afetado (microtia unilateral), mas, em alguns casos, a microtia pode ocorrer em ambos os lados (microtia bilateral).
[Mais...]
Mostrar: 10 41 a 50 (Total: 2857)
|