AbcMed
Uma nova tecnologia para medir a taxa de glicose1 no sangue2, que pode ser usada por qualquer pessoa, mas é de interesse especial dos diabéticos, consta de um sensor e um leitor e dispensa a obtenção de sangue2 externamente. O sensor é aplicado de forma indolor no braço e permite medir de forma contínua a glicemia3. Esse sensor fica aderido à pele4 e perdura por 14 dias, permitindo que o paciente tome banho e mesmo nade com ele.
[Mais...]
A confusão mental não é uma doença em si, mas uma síndrome1 que pode estar presente em várias doenças que faz com que a pessoa sinta que não pode pensar com clareza. É um estado de perturbação que pode tanto estar associado ao rebaixamento do nível de consciência quanto a alterações importantes no fluxo do pensamento e no desempenho de funções cognitivas como atenção, concentração, memória e funções executivas.
[Mais...]
Nem todas as bactérias são vilãs. O corpo humano1 carrega também cerca de 100 trilhões de bactérias "boas", muitas delas alojadas no intestino. Não apenas vivemos em harmonia com elas, mas sem elas não conseguiríamos viver.
[Mais...]
Mielografia1 é um exame de radiografia ou tomografia computadorizada2 para esclarecer problemas no canal medular, mediante a obtenção de imagens com a injeção3 de um meio de contraste. Ela é realizada para detectar supostos problemas na medula espinhal4, raízes nervosas5 e outros tecidos adjacentes.
[Mais...]
A crononutrição é a área do conhecimento que estuda como o relógio biológico de cada indivíduo influencia a alimentação, ditando o melhor horário para cada tipo de refeição.
[Mais...]
Somatização1 é a geração de sintomas2 físicos a partir de uma condição psiquiátrica ou psicológica, como a ansiedade, por exemplo. É o termo médico usado para a expressão corporal do estresse e algumas emoções. O transtorno de somatização1 é um transtorno mental caracterizado por queixas recorrentes, múltiplas e atuais, clinicamente significativas, sobre sintomas2 somáticos, embora não seja possível detectar nenhum transtorno orgânico.
[Mais...]
Existem diferenças significativas entre os termos médicos delírio1, delirium2 e delirium tremens3. Apesar da escrita parecida, esses termos precisam ser entendidos e diferenciados.
[Mais...]
Há vários métodos de medir a glicose1 no sangue2: (1) glicemia de jejum3, (2) glicemia4 capilar5, (3) glicemia pós-prandial6, (4) curva glicêmica7 ou teste de tolerância à glicose1 e (5) hemácia glicosilada. Em todos eles, a taxa de glicose1 é medida numa amostra de sangue2 venoso, exceto na glicemia4 capilar5.
[Mais...]
A cetoacidose diabética1 e o estado hiperglicêmico hiperosmolar2 são crises hiperglicêmicas agudas do diabetes3, potencialmente fatais. Embora tenham diferenças importantes, ambas ocorrem devido à falta de efeito da insulina4 e podem ser consideradas duas manifestações do mesmo mecanismo subjacente: deficiência de insulina4.
[Mais...]
Uremia1 significa elevação da taxa de ureia2 no sangue3. A taxa de ureia2 sempre está aumentada na insuficiência renal4, mas não é um marcador confiável de função renal5, pois sua elevação depende também de outros fatores, como a alimentação e o estado de hidratação do paciente.
[Mais...]
Mostrar: 10 31 a 40 (Total: 521)
|