AbcMed  -  Saúde do Homem
Saúde do Homem - 23/07/10
O câncer1 de próstata2 é um dos mais frequentes tipos de câncer1 masculino. Este tumor3 geralmente tem crescimento lento e inicialmente fica confinado a esta glândula4, local onde às vezes pode não causar sintomas5 ou danos sérios.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
3 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
4 Glândula: Estrutura do organismo especializada na produção de substâncias que podem ser lançadas na corrente sangüínea (glândulas endócrinas) ou em uma superfície mucosa ou cutânea (glândulas exócrinas). A saliva, o suor, o muco, são exemplos de produtos de glândulas exócrinas. Os hormônios da tireóide, a insulina e os estrógenos são de secreção endócrina.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Saúde do Homem - 08/06/10
Antes de optar por fazer uma vasectomia, o homem deve pensar cuidadosamente sobre quais informações gostaria de obter sobre o assunto. É importante para os casais que pensam nesta possibilidade procurarem orientação antes da realização do procedimento. Quanto mais souberem a respeito, maior a certeza de uma decisão correta e que deve ser considerada como definitiva.   [Mais...]
Saúde do Homem - 08/06/10
A vasectomia não funciona imediatamente. O uso de outros métodos contraceptivos é necessário até que o urologista1 fale o contrário. Isto acontece quando o homem atinge a azoospermia2.
1 Urologista: Médico especializado em tratar pessoas com problemas no trato urinário e homens com problemas nos órgãos genitais, como impotência.
2 Azoospermia: Ausência de espermatozódes no líquido seminal.
   [Mais...]

Saúde do Homem - 27/04/10
Quase todos os homens, em algum momento de suas vidas, irão apresentar algum problema em ter ou manter uma ereção1. Há várias razões para isto, desde fadiga2 ou estresse até efeitos colaterais3 de algumas medicações. Alguns homens apresentam, especialmente quando ficam mais velhos, o que chamamos de disfunção erétil, que significa uma experiência mais frequente ou duradoura de problemas com a ereção1.
1 Ereção: 1. Ato ou efeito de erigir ou erguer. 2. Inauguração, criação. 3. Levantamento ou endurecimento do pênis.
2 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
3 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
   [Mais...]

Saúde do Homem - 09/02/10
A varicocele1 é uma dilatação e tortuosidade das veias2 do escroto3, ou seja, do plexo pampiniforme, que é uma rede de veias2 que drena o testículo4. É uma causa comum de baixa produção espermática e diminuição da qualidade do esperma5, embora nem todas as varicoceles afetem a produção de esperma5.
1 Varicocele: Dilatação venosa do cordão espermático. Em geral é assintomática e manifesta-se pelo aumento de tamanho da bolsa escrotal, mas podem ser dolorosas e causar infertilidade.
2 Veias: Vasos sangüíneos que levam o sangue ao coração.
3 Escroto:
4 Testículo: A gônada masculina contendo duas partes funcionais Sinônimos: Testículos
5 Esperma: Esperma ou sêmen. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O esperma é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
   [Mais...]

Mostrar: 10
< - 1 - 2 - 3 - 4 - 5
41 a 45 (Total: 45)
  • Entrar
  • Assinar