O tônus muscular1 é o estado de contratilidade em que os músculos2 se encontram. Hipertonia3 é o aumento do tônus muscular1 normal, comum nos músculos2 dos membros superiores e inferiores de bebês4. Todos os bebês4 nascem com uma hipotonia5 axial (parte central do corpo) e uma hipertonia3 dos membros superiores e inferiores, mas à medida que se desenvolvem, ambas as condições devem desaparecer entre o 3º e o 18º mês de vida.
[Mais...]
A apneia1 infantil é um distúrbio respiratório relacionado ao sono (apneia1 do sono). Consiste em pausas na respiração que ocorrem durante o sono da criança. Quando as reduções da respiração são apenas parciais elas são chamadas de hipopneias.
[Mais...]
O refluxo gastroesofágico1 é o retorno do conteúdo gástrico2 do estômago3 para o esôfago4. Ocorre frequentemente em recém-nascidos, especialmente prematuros. O refluxo gastroesofágico1 é considerado patológico quando causa sintomatologia significativa ou complicações, sendo designado então como Doença do Refluxo Gastroesofágico1.
[Mais...]
Trata-se de uma malformação1 congênita2, aparentemente simples, que consiste em pequenas pregas finas, na porção posterior da uretra3, as quais acontecem apenas em meninos. É a causa mais comum de obstrução da saída de urina4 da bexiga5 em recém-nascidos do sexo masculino.
[Mais...]
O banho do bebê é uma hora de prazer e interação positiva, para isso é importante escolher um horário calmo e um ambiente acolhedor, em que seja possível fazer uma checagem geral do corpinho do bebê e ter um momento de brincadeira e carinho. Toda atenção deve ser direcionada ao que está sendo feito.
[Mais...]
Fala-se em hidronefrose1 congênita2 quando a criança nasce com uma dilatação dos rins3 pela urina4, em decorrência de uma obstrução do fluxo urinário em algum ponto do trato urinário5. Com a realização da ultrassonografia6 pré-natal, a hidronefrose1 passou a ser mais frequentemente diagnosticada e a representar uma das anormalidades fetais mais comuns.
[Mais...]
A enxaqueca1 abdominal é caracterizada por dor abdominal paroxística, abrupta e intensa, comumente acompanhada de náuseas2 e vômitos3. A enxaqueca1 abdominal foi reconhecida como uma variante da enxaqueca1 tradicional durante a década de 1990.
[Mais...]
O câncer1 infantil corresponde a um conjunto de várias doenças malignas, cuja proliferação descontrolada de células2 anormais pode ocorrer em qualquer localização no organismo. No Brasil, o câncer1 já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos (8% do total).
[Mais...]
A língua1 presa, também chamada de anquiloglossia ou anciloglossia, é uma situação que acontece quando o frênulo, pequena membrana que prende a língua1 ao assoalho da boca2, conhecida popularmente como freio da língua, é menor do que o normal, prendendo a língua1 ao assoalho da boca2 e impedindo que ela se movimente livremente.
[Mais...]
O peso considerado normal para um bebê ao nascer varia entre 2.500 a 4.200 gramas. Um bebê é dito ter baixo peso ao nascer quando pesa menos do que estes valores de referência ao nascimento, independentemente da idade gestacional, seja ele prematuro ou não.
[Mais...]
Mostrar: 10 31 a 40 (Total: 127)
|