Incompetência istmo-cervical ou insuficiência1 istmo-cervical é um defeito congênito2 ou posteriormente adquirido do canal uterino que não mais tem a capacidade de suportar o peso do concepto da gravidez3 sem dilatar-se.
[Mais...]
Normalmente, o bebê se exterioriza com antecedência ao cordão umbilical1 que ainda fica, por um pequeno período, ligado à placenta, até que seja seccionado o coto umbilical. Se o cordão umbilical1 se colocar à frente do bebê, tem-se o chamado prolapso2 do cordão umbilical1.
[Mais...]
Amniocentese1, também referida como exame do líquido amniótico2, é um procedimento no qual o médico retira uma pequena quantidade de líquido da bolsa amniótica3 que envolve o feto4 em desenvolvimento, para ser examinado em laboratório.
[Mais...]
As vilosidades coriônicas1 são projeções delgadas de tecido2 placentário que compartilham a mesma composição genética do bebê. Uma biópsia3 de vilo corial é um exame invasivo pré-natal em que uma amostra das vilosidades coriônicas1 é removida a partir da placenta, para testes em laboratório.
[Mais...]
Malformações1 fetais são defeitos na formação de um órgão, parte de um órgão ou de uma região maior do corpo durante a gestação e já presentes por ocasião do nascimento. Quase invariavelmente, toda mulher grávida durante o pré-natal preocupa-se com uma possível malformação2 do feto3, embora isso só ocorra em menos de 1% dos partos.
[Mais...]
Quando a mulher se descobre grávida, é quase inevitável a curiosidade: menino ou menina? Qual o sexo do bebê? Até há uns poucos anos, era impossível saber isso antes do nascimento. Atualmente, existem meios científicos de se conhecer o sexo do bebê a partir de poucas semanas de gestação.
[Mais...]
A gravidez1 é um período cheio de novidades e alegrias, mas nele também costumam aparecer dúvidas e incertezas. Para ajudar a esclarecer algumas das perguntas que as grávidas se fazem, reunimos neste material as principais questões que aparecem nesta fase da vida.
[Mais...]
Essa é uma pergunta muito feita pelas mulheres em idade fértil, que mantêm uma vida sexual regular ou esporádica e que tenham mantido relação sexual no seu período fértil ou nas proximidades dele. A resposta é sempre aguardada com muita ansiedade.
[Mais...]
A gestação humana normal dura 40 semanas, tempo em que o embrião passa de uma simples célula1 a um bebê pronto para nascer. Veja o que acontece a cada semana de desenvolvimento da gravidez2.
[Mais...]
Transcorridos os nove meses da gestação, o organismo da mulher se prepara para um parto genital normal. Há dois tipos de partos vaginais: (1) partos vaginais naturais, apenas com pequenas intervenções extremamente necessárias e (2) partos vaginais cirúrgicos, que acontecem com anestesia1, aplicação de ocitocina2 e/ou com episiotomia3.
[Mais...]
Mostrar: 10 21 a 30 (Total: 72)
|